De acordo com a pesquisa de mercado da Technavio 2020, há uma forte tendência na indústria de manufatura de modernizar seus sistemas. Muitas dessas empresas consideram Rádio Móvel Terrestre (LMR), Rádio Móvel Profissional (PMR) e Push to Talk no Celular (POC) como uma alternativa para melhorar seus sistemas de rádio digital e até mesmo para formar redes PTT nacionais para Missão Crítica (MCPTT).
Ao melhorar suas redes de comunicação privadas, migrando de analógico para digital e adicionando dispositivos inteligentes, você também aumenta a coordenação da equipe e a velocidade de resposta.Graças às suas múltiplas funções, o sistema PTT amplia a segurança e a produtividade para os operadores em fábricas, armazéns, frotas de veículos, etc. Algumas dessas funções são:
Comunicação e colaboração instantâneas com um ou todos os usuários;
Hoje, o PTT se expandiu para PTT sobre IP (VoIP / RoIP) ou PTT sobre LTE / WiFi / Satélite / Nuvem, etc. As plataformas PTT unificadas integram sistemas de rádio díspares para criar uma rede única e ampla, oferecendo chamadas de voz em grupo, mensagens instantâneas e serviços de despacho baseados em localização.
Redes analógicas, sistema de rádio PoC, Wi-Fi, DMR Tier II e III podem ser integrados à solução de comunicações unificadas. Por exemplo, equipamentos robustos para trabalhadores de fábricas, rádios digitais para patrulhamento e envio de guardas de segurança, dispositivos PoC usados por motoristas de caminhão e smartphones ou tablets usados por administradores.
Por exemplo, um fabricante possui duas grandes fábricas em locais diferentes. Um deles tem um PTT sobre rede Wi-Fi; a segunda é a rede tradicional de Rádio Móvel Digital (DMR). Além disso, planeja adquirir rádios PoC para sua frota de caminhões. Por meio da plataforma unificada de gerenciamento e despacho, as três redes são integradas em uma única rede, que cobre uma grande área ao redor de ambas as fábricas.
A versatilidade do PTT nas comunicações profissionais permite uma ampla gama de rádios em banda estreita e também em LTE. Por esse motivo, marcas de smartphones, como Samsung, e PMR, como Hytera, lançaram aparelhos Android robustos com botão PTT para uso profissional.
Além disso, o rádio é mais do que uma ferramenta de comunicação; Faz parte do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Por exemplo, locais de trabalho com ruído extremo requerem o uso de proteção auditiva. O áudio do rádio deve ser capaz de se integrar ao EPP. Em outros ambientes, como fábrica de farinha, processador de alimentos, refinaria, entre outros, onde existam gases e poeiras combustíveis, o aparelho deve ser Intrinsecamente Seguro para evitar explosões e acidentes.